Perfil dos Alunos - Século XXI

A CNIPE esteve presente na apresentação do documento elaborado pelo grupo de trabalho “Perfil dos Alunos – Século XXI”

A apresentação ficou a cargo do coordenador, Prof. Guilherme d’Oliveira Martins, que o fez de uma forma primorosa.
Foi encantador, até inebriante escutar os Princípios, a Visão, os Valores, as Competências-chave e as Implicações práticas apresentadas por este documento.
Existe de facto em Portugal, pessoas com enorme capacidade refletiva e de visão, para o futuro da escola em Portugal ou em qualquer outro lugar.
O trabalho vai estar em discussão pública por 30 dias, recolhendo contributos de quem o desejar fazer. Os contributos devem ser deixados através de formulário on-line, aqui.

Neste documento não vamos encontrar a nossa escola atual, mas vamos reconhecer muitas daquelas, práticas, valores que já são trabalhadas no dia-a-dia, pela escola mas também porque é essencial pelos pais e encarregados de educação com os seus filhos.
Aliás este excelente documento, peca talvez pela pouca visibilidade que dá ao contributo essencial dos pais no sucesso deste ou qualquer outro projeto educativo que se pretenda concretizar.

Concluímos com uma pequena, mas belíssima história de Jean Monnet, que nos contou Guilherme d’Oliveira Martins na sua apresentação:

Já em idade avançada, repousando na sua propriedade na região de Cognac, em França, diz para um dos seus colaboradores:
- Devíamos plantar naquele lugar um carvalho
Ao que respondeu o seu colaborador em tom condescendente:
- Mas senhor um carvalho demora muitos anos a crescer!?
Após um pequeno silêncio, responde Monnet
- Tem razão … então devemos planta-lo antes do meio-dia

É este o desafio para todos nós!
Desafiamos desde já, todos a ler, divulgar e discutir este documento, versão pdf.

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, sendo que os cookies para as operações essenciais do site encontram-se já definidos no seu browser.

Para descobrir mais sobre os cookies consulte a nossa política de privacidade.

  Eu aceito os cookies deste site.