A 8ª Comissão Parlamentar, através de um grupo de trabalho, está a elaborar uma relatório sobre a Transferência de Competências do Ministério da Educação para as Câmara Municipais.

A CNIPE esteve ontem, dia 14 de junho, a ser ouvida sobre esta matéria.

Podem ver a posição da CNIPE, aqui

A CNIPE tomou conhecimento do mail emanado pelos serviços da DGEstE, sobre "SNIPI - Rede de Docentes 2017/18", onde se davam orientações aos Diretores dos Agrupamentos de como se deviam ocupar as referidas vagas.
O seu conteúdo gerou um grande alarmismo junto da comunidade de educadores e pais de crianças apoiadas pela IP, pelo que a CNIPE interveio junto da DGEstE, tendo obtido o seguinte esclarecimento:
 
"Esclarece-se o seguinte:
1. O Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) é desenvolvido através da atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade.
2. No presente ano letivo há mais de 500 docentes que integram estas equipas. Estes 500 docentes são na sua maioria colocados em mobilidade estatutária e assim continuará a ser.
3. Apenas uma pequena parte das colocações dos SNIPI é realizada mediante a distribuição do serviço letivo e só sobre estes versa a orientação da DGESTE.
4. Esta distribuição de serviço para os docentes afetos ao SNIPI já estava prevista no despacho de organização do ano letivo e obedece aos diplomas legais que regulam o SNIPI, dando preferência aos docentes com formação em educação especial, enquadrados sempre que possível no nível de ensino em causa."
 
A intervenção da CNIPE foi essencial e de primordial importância na obtenção do citado esclarecimento, emitido pelo Dr. José Couto.
 

 
A direção da CNIPE reuniu hoje (29/04/2017) em Coimbra, no Centro Escolar da Quinta das Flores, onde foram discutidos diversos assuntos que preocupam os pais, nomeadamente a realização da prova de aferição de expressoes. A CNIPE conclui sobre esta prova o seguinte:
 
a) Trata-de uma prova cheia de imprecisões, porque afinal muitos alunos vão ter que se deslocar para outra escola para realizar a mesma;
b) Muitos dos nossos filhos e educandos não tiveram durante o ano aulas de exercícios físicos.
b) Os nossos filhos e educandos já conhecem o enunciado;
c) Grande parte das escolas não possuem os equipamentos para realizar a prova. Os professores vão ajudar os nossos filhos a ultrapassarem estas e outras dificuldades, durante a realização da mesma.
d) Tudo vai ser facilitado e os resultados só podem vir a ser positivos. Escola, alunos e pais todos vão ficar satisfeitos!
 
Causas para considerar esta prova como uma "brincadeira" ou prova cheia de "imprecisões"!

 

Os enunciados das provas de aferição de Expressões que vão realizar-se a partir da próxima terça-feira, 2 de maio, pelos alunos do 2º ano, chegam esta quinta-feira às escolas. O Ministério da Educação decidiu divulgar antecipadamente os guiões para garantir a equidade dos primeiros a realizar a avaliação.

Artigo completo in JN on-line de 26-04: Alunos conhecem enunciados cinco dias antes das provas de aferição

 

A Ordem dos Psicólogos diz que "A prevalência dos problemas de Saúde Psicológica entre as crianças e os adolescentes tem aumentado nos últimos anos, sendo que uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de Saúde Psicológica.". Nesse sentido lançou o site Escola SaudávelMente onde se pode encotrar um conjunto de informação dirigida aos Pais/Alunos e às Escolas.

 

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, sendo que os cookies para as operações essenciais do site encontram-se já definidos no seu browser.

Para descobrir mais sobre os cookies consulte a nossa política de privacidade.

  Eu aceito os cookies deste site.